A curva e o caminho


A curva e o caminho

A documentação dessa realidade é uma ferramenta importante para o incentivo às ações de saúde.

Osvaldo Leal Junior, Secretário de Estado de Saúde do Acre

A leitura da obra me levou a pensar que, em termos de saúde pública, temos de melhor conhecer a realidade de nosso país, se quisermos concretizar os princípios do sistema público de saúde: acesso universal, integralidade de atenção e equidade.

Paulo Antonio de Carvalho Fortes, professor da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo

Suas imagens acabam por dar voz àqueles que não recebem um direito básico, fundamental, que é o direito à saúde.

Simonetta Persichetti, jornalista, crítica de fotografia, mestre em Comunicação e Artes e doutora em Psicologia Social

A curva e o caminho – Acesso à saúde no Brasil

Nosso sistema de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde), criado em 1988, prevê que todo e qualquer cidadão tem direito a qualquer tratamento de saúde, gratuitamente. Na prática, porém, muitas pessoas precisam deixar seus lares em busca de atendimento em outras cidades e até outros estados.

Após o término do livro Cuidar, André François percebeu a importância de documentar as sagas de pessoas em busca de acesso à saúde no país. Em A curva e o caminho (2008), o fotógrafo revela verdadeiras histórias inspiradoras que humanizam as estatísticas e nos mostram os desafios de se fazer saúde em um país tão vasto como o Brasil.

Em 2008, o livro foi premiado pela Fundação Conrado Wessel de Arte – Ensaio Fotográfico Publicado e teve imagens selecionadas para a Coleção Pirelli/Masp de Fotografia.