Saúde e Cultura



Saúde e Cultura

O projeto realmente aproxima os pacientes dos profissionais de saúde. Eu percebo que isso mudou, e não foi na semana seguinte que vocês foram embora, ele permaneceu. Então, ele tem um potencial enorme de permanecer e é isso que a gente quer obter.
José Roberto Ferraro, médico e superintendente do Hospital
São Paulo

Nunca tinha visto nenhum outro projeto parecido com esse. A foto foi muito importante porque  pudemos perceber o que os pacientes sentem. Eu me emocionei com algumas mães que mostraram na legenda da foto seus sentimentos em relação à equipe e ao atendimento que a gente presta.
Francine Pereira, enfermeira do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, Salvador (BA)

A Ana estava em uma rotina muito chata aqui no hospital, mas quando vocês chegaram ela ficou muito feliz. Ela queria que amanhecesse logo para tirar novas fotos. O projeto de vocês é maravilhoso! A Letícia, fisioterapeuta, mostrou para todo mundo a foto e a frase que a Ana escreveu para ela.
Joelma Queiroz, mãe da paciente Ana Paula

Quando vocês me ofereceram a câmera, eu pensei: o que vou fotografar? Resolvi tirar foto da equipe, porque eu acho importante essa visão de trabalhar em equipe. E isso é algo que ficará gravado. E o registrado pode transformar. Nunca vou me esquecer de vocês, foi tudo muito bom.
Danyella Ribeiro, chefe da enfermaria pediátrica do Hospital Araújo Jorge, Goiânia (GO)

Saúde e Cultura

O programa Saúde e Cultura atua em hospitais, centros de saúde, entre outros. Nesses locais, todos viram fotógrafos, desde médicos, enfermeiros, psicólogos e equipe de limpeza a pacientes e seus familiares. Com uma câmera digital nas mãos, eles são convidados a fazer uma fotos que representem o cuidar: como cuidam e como são cuidados.

O ambiente hospitalar e o relacionamento entre todos melhoram e, ao final, os participantes recebem suas fotos ampliadas com uma legenda feita por eles mesmos. Dessa forma, o projeto promove a humanização na área da saúde.

Desde 2006, o programa já esteve em mais de 50 hospitais por todo o Brasil.

Conheça mais sobre o dia a dia dos projetos do Saúde e Cultura no blog: www.blogsaudeecultura.com.br